Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://arandu.iffarroupilha.edu.br/handle/itemid/219
Tipo: Trabalho de Conclusão de Especialização
Título: Atividades experimentais de química para o ensino médio adaptadas ao ensino remoto
Autor(es): Gehrke, Bruna
Orientador: Santos , Daniela Copetti
Resumo: Numa preparação para a implantação de um modelo de ensino híbrido, contornando o ensino remoto e o presencial, compreendem a importância e a relevância da experimentação no ensino de química, principalmente voltada à escola básica, na qual encontramos inúmeras intercorrências e obstáculos a serem enfrentados pelos professores e estudantes, perante a infraestrutura das escolas, ausência de projetos para promover motivação e maior interesse e eficácia na 4 aprendizagem dos alunos. Mediante a nossa realidade atual, de ensino remoto, devido a pandemia da COVID-19, observamos a necessidade de modificar esse modo tradicional de ensino para algo diferente, motivador aos estudantes e que pudesse desbravar o conhecimento já adquirido ao longo do ano. Dessa forma, pensamos em pesquisar, adaptar para cada realidade escolar e aplicar atividades experimentais voltadas aos conteúdos já vistos no ensino remoto, a partir de equipamentos e materiais que os alunos encontram em casa. Pois sabemos que pesquisas relacionadas com a experimentação sempre são válidas e reconhecemos a necessidade de pesquisar sobre as práticas no ensino de Química, uma vez que, esta temática sempre esteve presente na minha vida acadêmica e agora como professora pesquisadora numa escola pública.
Assunto(s): Química
Ensino híbrido
Química - Experiências
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Sigla: IFFAR
Campus: Campus Santa Rosa
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Nível acadêmico: Especialização
URI: https://arandu.iffarroupilha.edu.br/handle/itemid/219
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Ensino de Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna - TCC finalizado (1).pdfATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO ADAPTADAS AO ENSINO REMOTO662,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.