Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://arandu.iffarroupilha.edu.br/handle/itemid/898
Tipo: Artigo Científico
Título: Desafios culinários e adaptações alimentares dos imigrantes alemães em Picada Café-RS: a saga da família KUHN (1827 - 1882)
Autor(es): Kuhn, Marcia Cristina
Resumo: O presente estudo aborda as adaptações alimentares e culinárias dos imigrantes alemães, com foco na família Kuhn, que se estabeleceu em Picada Café, Rio Grande do Sul, entre 1827 e 1882. O objetivo geral consiste em analisar quais foram os desafios encontrados por imigrantes alemães, em especial a família Kuhn e como ajustaram seus hábitos alimentares às novas condições geográficas, climáticas e sociais do Brasil. A escolha do tema justifica-se pela relevância histórica e cultural da alimentação como patrimônio imaterial e como elemento de preservação da memória coletiva. A pesquisa, de caráter qualitativo e histórico-descritivo, utilizou análise documental e bibliográfica em fontes acadêmicas e históricas, além de entrevistas semiestruturadas realizadas com descendentes da família Kuhn. Os dados foram interpretados à luz de autores da antropologia e história da alimentação, como Lévi-Strauss, Seyferth e Flandrin & Montanari. Os resultados revelam que os imigrantes enfrentaram severas dificuldades de adaptação alimentar, substituindo ingredientes europeus por produtos locais — como milho, mandioca, feijão e frutas tropicais — e aplicando práticas de conservação, como defumação e armazenamento em banha. Tais adaptações não representaram ruptura, mas um processo criativo de hibridização cultural que resultou em uma culinária miscigenada, símbolo de resistência, identidade e continuidade das tradições germânicas no sul do Brasil.
Assunto(s): Gastronomia
Imigração alemâ
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Sigla: IFFAR
Campus: Campus São Borja
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Nível acadêmico: Graduação
URI: https://arandu.iffarroupilha.edu.br/handle/itemid/898
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Gastronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcia Cristina Kuhn.pdfDESAFIOS CULINÁRIOS E ADAPTAÇÕES ALIMENTARES DOS IMIGRANTES ALEMÃES EM PICADA CAFÉ-RS: A SAGA DA FAMÍLIA KUHN (1827 - 1882)771,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons