Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://arandu.iffarroupilha.edu.br/handle/itemid/218
Tipo: Trabalho de Conclusão de Especialização
Título: Proposta pedagógica para vivenciar o contato com a natureza na educação infantil em tempos de ensino remoto
Autor(es): Oliveira, Solange Martin Sortica de
Orientador: Löwe, Tatiana Raquel
Resumo: O presente estudo apresenta uma proposta composta de seis atividades pedagógicas para aproximar as crianças da natureza em tempos de ensino remoto, a fim de explorarem ambientes externos e elementos naturais ampliando suas vivências e experiências. Esta pesquisa é bibliográfica e documental, na qual foram analisados artigos científicos e livros, bem como os documentos legais que orientam o trabalho pedagógico na Educação Infantil. Este estudo baseia-se nas interações das crianças com o meio natural e nas experiências que elas possam vir a vivenciar ao explorar elementos presentes na natureza, sendo que a natureza é um manancial de possibilidades de aprendizagem. Por fim, entende-se que, o contato com a natureza se constitui como lugar de liberdade, criatividade, autonomia, solidariedade, além de ser condição para uma existência saudável. Espera-se que esta proposta seja utilizada na Educação Infantil e seja uma alternativa para que a criança mantenha o contato com a natureza, seja durante a pandemia COVID-19, seja devido a qualquer outro obstáculo ao ensino presencial que possamos enfrentar.
Assunto(s): Educação infantil
Natureza
Ensino à distância
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Sigla: IFFAR
Campus: Campus Santa Rosa
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Nível acadêmico: Especialização
URI: https://arandu.iffarroupilha.edu.br/handle/itemid/218
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Ensino de Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Solange - TCC finalizado (1).pdfPROPOSTA PEDAGÓGICA PARA VIVENCIAR O CONTATO COM A NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO246,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.